O Airbnb é seguro?

Sempre que algo novo chega, uma enxurrada de dúvidas chegam junto. Com o esquema diferentão de hospedagem do Airbnb não foi diferente.

Quando estávamos planejando nosso mochilão pela europa, vários amigos vieram com aquela velha dica: “Mochilão pela europa sem ficar em albergue, não é mochilão, em!”

Mas, depois dos nossos 30 e poucos, estávamos relutantes. Com a idade (Tá, tá! Não somos velhos, eu sei! Mas estamos mais velhos.) muita coisa deixou de ser divertida e muita coisa passou a ter mais valor. Foi aí que em uma dessas conversas, uma amiga lançou a pergunta – tão óbvia pra ela, mas que pra gente, não fez o menor sentido – “Por que vocês não olham o airbnb?”

Airbnb? É de comer? Passar no pão? Que diacho é isso?

Ficamos por horas escutando as experiências que ela teve mundo afora com esse sistema de hospedagem, que nada mais é, que ficar na casa de um amigo. Um amigo que você ainda não conhece, confesso, mas que certamente te receberá como parte da família.

O site para você dar uma espiada é www.airbnb.com.br e lá você vai encontrar infinitas opções de hospedagem em qualquer lugar do mundo. Entre as hospedagens disponíveis, você pode escolher entre ficar em uma casa todinha pra você, em um quarto todinho pra você na casa de uma família ou em compartilhar um quarto com alguém.

Clique aqui e garanta R$ 130,00 de desconto na sua primeira hospedagem no Airbnb!

Na nossa viagem, usamos as duas primeiras opções. Ir para a Itália sempre foi um sonho meu, mas eu queria ir para conhecer a cultura, para conversar com o povo e para viver como os italianos vivem. Fiz dois anos de italiano e queria praticar! Das 5 reservas que fizemos pela Itália, 2 delas foram em casa de família.

Antes de reservar, conversamos com os donos das casas escolhidas em cada região – foi meio como o voto do BBB, sabe? Por afinidade – pelo sistema de mensagens do próprio airbnb. É mais seguro, pois todas as conversas ficam gravadas e muito mais prático, visto que ele te avisa pelo app ou ­por e-mail, sempre que chegar uma nova mensagem.

Nessa troca de mensagens, fomos sentindo qual família tinha mais o perfil que procurávamos e obviamente, qual delas entendeu que era realmente um SONHO estar ali com elas. De boca cheia e coração repleto de saudade, posso assegurar que não poderia ter escolhido melhor. Fomos muito bem recebidos em todas as casas. Conseguirmos conversar, participar por um momento do dia a dia daquela família, aprendendo muito e também ensinando. Ganhamos novos amigos, com que falamos até hoje – in italiano, per non dimenticare.

Outra dica que sempre damos é para que você leia os comentários de outros hóspedes. Isso ajuda muito a sentir qual é a realidade daquele lugar. Já deixamos de reservar um lugar que tínhamos gostado muito, mas que quando fomos ler os comentários, dizia que a rua era muito barulhenta ou que a casa não era tão limpa como nas fotos.

Se você quiser dar uma espiadinha nas casas que escolhemos, vou deixar o link e algumas fotos aqui embaixo, com o quanto pagamos na época. Fomos em setembro de 2014, com o dólar a $2,45.

MILÃO | $96,00 x2 noites

Em Milão, ficamos em uma zona bem central. Pegamos um apartamento só pra gente.
O apartamento era bem antigo, como quase tudo na Itália, mas era bem completinho.

O banho era uma delícia, bem quentinho. No banheiro tinha uma máquina lava e seca, que já aproveitamos para lavar umas roupinhas, tínhamos acabado de chegar de Paris.

airbnb em milão

A sacada no quarto deu todo o charme pro apartamento. Íamos no Carrefour, na mesma rua do ap, e saíamos de lá recheados de delícias, gastando no máaaximo 5 euros, para comer sentadinhos na sacada, vendo o movimento dos italianos. Vinho delicioso por 1 euro é muito comum. Presunto parma e queijos deliciosos, que no Brasil deixamos um rim para comprar, por lá pagamos 1 euro.

Clique aqui e conheça a o apartamento que ficamos em Milão.

VERONA | $57,93 x3 noites

A terrinha de Romeo e Julieta nos surpreendeu.

Reservamos um quarto em casa de família. A medida que a gente ia se aproximando do lugar (estávamos de carro e usamos waze de boa por lá) os suspiros foram aumentando. Subimos uma colina, rodeada de vinhedos, por ruelas com casas charmosas, bem estilo Toscana, sabe?

Quando chegamos, fomos recebidos pela dona da casa, que nos levou em um tour para conhecer a casa. Linda! Divina! Nem nos meus melhores sonhos – nem nas fotos do site – imaginava algo tão lindo. A dona da casa nos cedeu o seu quarto, com uma sacada de frente para os vinhedos. No banheiro, uma hidromassagem de filme.

airbnb em verona

Na manhã seguinte, fomos acordados com um café da manhã com delícias locais e um bom bate papo sobre a região. Aproveitamos muito as dicas, nos rendeu belos passeios.

Ficamos com a chave da casa e no último dia, não conseguimos nos despedir da anfitriã. Ela deixou o café da manhã na mesa e um bilhete cheio de carinho.

Clique aqui e conheça a casa que ficamos em Verona.

LUCCA – TOSCANA | $44,89 x3 noites

Sabe a delícia que é ficar na casa da vó? Foi assim. Foi incrível passar alguns dias com essa família, que assim que conhecemos, amamos. Um casal mais de idade, que nos recebeu como parte da família.

airbnb em lucca

Ele, professor de italiano, para minha sorte, pois me ensinou muita coisa. Ela, uma cozinheira de mão cheia, que nos mimou com diversos quitutes feitos ali mesmo, por eles mesmos. Até vinho tomamos no café da manhã! Salute!

Clique aqui e conheça a casa que ficamos em Lucca, na Toscana.

ASCIANO – TOSCANA | $78,86 x2 noites

Outra grande surpresa foi esse cantinho da Toscana que encontramos. Um condomínio de apartamentinhos no meio do verde de uma fazenda do século XIX.

airbnb em asciano

Fomos recebidos com um vinho local (significou tanto pra gente, que trouxemos a garrafa vazia para o Brasil!) e uma linguiça artesanal de javali. O anfitrião estava sempre preocupado se tínhamos tudo que precisávamos. Imagina! Mal sabe ele que tínhamos mais, muito mais do que poderíamos precisar.

Daqui, conseguimos visitar as cidadezinhas medievais tão famosas na Toscana.

Clique aqui e conheça o apartamento que ficamos em Asciano, na Toscana.

ROMA | $45,05 x4 noites

De todos, confesso que foi o que menos gostamos.

Não sei se pelo fato de estarmos muito, mas muito cansados – andávamos uma média de 20 km por dia – ou se simplesmente por ter escolhido um péssimo lugar mesmo.

airbnb em roma

Na descrição da casa, dizia que era um quarto com banheiro privativo. Quando chegamos lá, era um banheiro privativo mesmo, mas fora do quarto, que tínhamos que passar por um corredor assombrado, com um espelho mais assombrado ainda, que ficava em uma sala com o teto todo abaulado, até finalmente chegar no banheiro. Confesso que quase fiz xixi na cama pra não passar por ali a noite, mas acabei chamando o Andre pra ir comigo até a porta do banheiro. Eu, hein!

Clique aqui e conheça o apartamento que ficamos em Roma.

1 Comment

Deixe uma resposta