Hospedagem pelo Airbnb ou pelo Booking?

Escolher a hospedagem é sempre um momento importante pra gente, nas preparações das viagens.

Conhecemos muita gente que consegue sair para viajar com a cara e a coragem, deixando para reservar os hotéis ou pousadas quando chega no lugar. Legal pra eles, mas a gente não consegue viajar assim. Pra gente, é importante já ter tudo isso planejado e de preferência com uma boa antecedência para poder aproveitar preços melhores.

Quando montamos nossas viagens, geralmente fazemos as reservas para hospedagem por aplicativos de reserva, como Booking ou Agoda, ou ainda pelo Airbnb.

E aí sempre vem a pergunta que não quer calar: reservo um quarto, uma casa pelo Airbnb ou reservo um hotel pelo Booking?

Aqui vão algumas dicas para você escolher a melhor opção de hospedagem para sua próxima viagem, com base nas nossas experiências, e aproveitar ao máximo a sua viagem. Confira!

Quando escolher um BNB ou um Hotel para a sua viagem

airbnb paris

Airbnb que ficamos em Paris, bem pertinho do Arco do Triunfo

airbnb verona

Casa que ficamos em Verona, na Itália, onde a anfitriã nos cedeu o seu quarto, com todas as mordomias

Existe muita gente que confunde o conceito de BNB com o conceito de couchsurfing. O BNB não tem apenas um apelo de hospedagem de baixo custo, na plataforma você consegue encontrar verdadeiras mansões paradisíacas para locação.

O grande objetivo do BNB é permitir que as pessoas se relacionem em experiências de viagem, através da convivência ou da locação de um espaço para hospedagem.

Sendo assim, você deve avaliar qual é o objetivo da sua viagem, sem pensar apenas em preço. Se você pretende fazer uma viagem de experiências, conhecendo mais sobre a cultura local, sobre as pessoas, sobre a história, sobre a culinária, pode ser interessante alugar um quarto e conviver com os habitantes do local. Mas para essa opção, é importante considerar se:

– Você está viajando em família e precisa de mais estrutura;
– Se as regras da casa estão de acordo com as suas expectativas;
– Se os seus horários de chegada e de saída são razoáveis;
– Se você está viajando com animais;
– E se você ou sua família tem expectativas de um serviço mais elaborado, com café da manhã, arrumação de quarto e limpeza diária.

airbnb toscana

Airbnb que ficamos na Toscana, fomos recepcionados com um vinho da região e uma linguiça de javali.

airbnb gramado

Ap que ficamos em Gramado

airbnb roma

Quarto do Airbnb que ficamos em Roma

Lembre-se ao alugar um BNB que, apesar de ser um negócio, são pessoas que estão alugando suas casas ou quartos para você. Seja cordial e responsável. Se você acabar se atrasando (comum em viagens longas de carro), mande uma mensagem para seu anfitrião. Mantenha o contato e a cordialidade. Lembre-se que o seu anfitrião pode ter um emprego, ter que acordar cedo no dia seguinte e ainda por cima tem que te esperar tarde para o check in.

Mas, se tudo isso estiver de acordo, vivenciar a cultura pode ser muito proveitoso para o hóspede e para o anfitrião. Nós, por exemplo, quando estivemos na Itália, optamos por nos hospedar na casa do Sr. Marco e sua esposa (que agora não me recordo o nome) na Toscana, para conhecer melhor a cultura deles.

airbnb toscana italia

Quarto da casa que ficamos na Toscana, pelo Airbnb

Foi sensacional ser recebido de manhã para um café, conversando sobre os nossos planos de viagem, discutindo com ele a melhor programação, deixando ele louco porque queríamos fazer uma viagem de 200km em apenas um dia (siim, ele achou um absurdo rodar tanto assim em um só dia!). Nos demos tão bem que até hoje trocamos mensagens com ele J. Da mesma maneira, já nos hospedamos em Veneza, Paris, Gramado, Foz do Iguaçu e muitos outros BNBs que aproveitamos muito.

airbnb toscana italia

A mesa no quintal, onde tomávamos nosso café da manhã em meio as Oliveiras

anfitrioes airbnb toscana

Sr Marcos e sua esposa, que nos receberam de braços abertos em sua casa na Toscana

Já durante a nossa viagem pela Patagônia Argentina, que fazíamos longos trajetos de carro e ficávamos pouquíssimo em cada local (1 dia em cada cidade), nós mesclamos as reservas entre hotéis e BNBs. Fizemos isso já durante o planejamento para facilitar nosso dia a dia, considerando que tínhamos que sair bem cedo dos lugares e nos hotéis já teríamos o café da manhã incluso. Dessa forma, podíamos aproveitar melhor o tempo na estrada para fazer todo o trajeto que planejamos com calma. Mas em algumas cidades, como Bariloche, não encontramos hotéis que nos atendessem em qualidade ou preço.

Nestes casos, reservamos BNBs, mas acabamos não ficando muito confortáveis. Nossa viagem era bastante corrida, saíamos cedo e chegávamos tarde, ainda em dias comemorativos, como o Natal e o Ano Novo. Apesar de todos os nossos anfitriões terem sido extremamente cordiais e receptivos, nós não nos sentimos confortáveis em fazê-los nos receber após a meia noite. E ainda, como tínhamos que sair bem cedo, nosso café acabava sendo em um posto de gasolina ou algo assim, e acabava ficando mais caro e menos gostoso. Não foi uma viagem em que programamos uma convivência direta com os locais, era uma viagem para conhecer as paisagens, os passeios e o clima. Acabamos não aproveitando o BNB com o que ele oferece de melhor: a aproximação entre pessoas e culturas.

airbnb foz iguacu

Nosso quarto no ap que alugamos em Foz do Iguaçu pelo Airbnb

airbnb milao

Ap que alugamos pelo Airbnb com a sacada mais charmosa de todos, em Milão

airbnb rio de janeiro

Airbnb que ficamos em Copacabana, no Rio de Janeiro

Por isso, o mais importante para sua decisão sobre qual vai ser a sua hospedagem, é avaliar como será a sua viagem, e aí sim escolher a melhor forma de garantir uma boa estadia.

Mas, independente de escolher o Airbnb, o Booking, o Agoda ou qualquer outro sistema de reservas, não esqueça de conferir com muito cuidado as descrições dos locais e também as avaliações dos outros usuários. Assim você pode minimizar surpresas desagradáveis durante a sua viagem.

Agora que você já entendeu as diferenças entre os dois sistemas de hospedagem, clica aqui para garantir um desconto para sua primeira hospedagem no Airbnb e aqui um desconto para sua próxima reserva no Booking.

Boa viagem!

Share: