Dicas para um final de semana tranquilo em Florianópolis

Quer fugir do agito da ilha da magia? Conheça e aproveite o charme de duas praias super tranquilas que amamos em Florianópolis: Sambaqui e Ribeirão da Ilha.

De Curitiba a Floripa é um pulo. Mesmo parando todas as vezes para um café rápido na estrada, levamos uma média de 3 horas e meia para chegar. Claro, se não bancarmos os malucos, resolvendo ir à Ilha da Magia em pleno feriado ou festas de fim de ano.

Florianópolis tem uma diversidade de praias incrível, são mais de 40, com características bem diferentes entre elas. De praias mais calmas, sem muitas ondas, a praias mais agitadas e super badaladas, Floripa certamente tem a praia perfeita pra você.

Em nossa última visita, agora no finalzinho de fevereiro, o movimento já estava bem menos intenso e com isso conseguimos aproveitar o charme das duas praias que mais amamos por lá: Sambaqui e Ribeirão da Ilha.

Ponte de Florianópolis

Saímos cedinho de Curitiba para aproveitar o sábado e o domingo por lá. Chegamos próximo a hora do almoço e fomos direto buscar nossa cunhada e nosso afilhado (já estávamos morrendo de saudade), para almoçarmos juntos.  Como temos família floripinha, acabamos indo com frequência e aproveitando as dicas do pessoal que mora lá.

A BELEZA E A TRANQUILIDADE DE RIBEIRÃO DA ILHA
No sábado, fomos até a praia de Costeira do Ribeirão, uma das praias do Ribeirão da Ilha, com águas calmas e areia grossa. Essa região da ilha ainda conserva traços da colonização açoriana, deixando tudo ainda mais charmoso. Casas coloridas e muito bem cuidadas, com cortinas que chamam atenção pelo capricho, branquinhas, feitas de renda.

ribeirao da ilha florianopolis

Herança açoriana

Praia de Ribeirão da Ilha

Praia de Ribeirão da Ilha

As senhoras debruçadas nas janelas, admirando o movimento nas ruas. Os senhores sentados nos bancos da praça, jogando cartas. A vizinha conversando no portão. Os maridos pescadores, puxando as redes de peixe na praia. Tudo com um ritmo muito diferente do que temos aqui em Curitiba. Encantador.

Praia de Ribeirão da Ilha

Paramos para almoçar no Empório do Mar, o restaurante fica um pouco mais à frente do centrinho de Ribeirão. A atração gastronômica do lugar são as ostras fresquinhas, mas hoje nos acomodamos em uma mesa próxima ao trapiche e optamos por petiscos e uma cerveja geladinha. Ficamos horas por ali conversando, aproveitando a beleza do lugar e o sorriso mais sapeca desse mundo.

petiscos

Dindo

augusto

Quando o sol começou a se pôr, voltamos em direção ao centrinho para registrar algumas fotos, com cores intensas e radiantes, das casas e comércios da região, que contrastavam com o azul do céu. O dia estava lindo!

Herança açoriana

Herança açoriana

Praia de Ribeirão da Ilha

Igreja Ribeirão da Ilha

HOSPEDAGEM A BEIRA MAR
Para aproveitar a noite em Floripa, fomos ao hotel providenciar nosso check in. Dessa vez ficamos hospedados na Avenida Beira Mar, no Majestic. A localização do hotel é perfeita, bem no coração da ilha. Dele, conseguimos fácil acesso às praias do Sul, Norte e Leste da ilha e também ao aeroporto internacional Hercílio Luz. Sem contar a vista maravilhosa da janela do quarto, que deixou a gente de queixo caído. Fomos recepcionados com um mimo e uma cartinha de boas-vindas para o Blog. 

Para fazer a sua reserva no Majestic Palace Hotel, clique aqui.

Beira Mar Florianópolis

Hotel Majestic Florianópolis

Hotel Majestic Florianópolis

Hotel Majestic Florianópolis

Hotel Majestic Florianópolis

Um banho rápido para relaxar e tirar a areia do corpo e lá fomos nós passear pela avenida e procurar algo para jantar. Paramos no Churrasquim, um cantinho charmoso bem pertinho do hotel, onde comemos um delicioso hambúrguer e tomamos uma cerveja geladinha (a segunda do dia).

Churrasquim Florianópolis

Churrasquim Florianópolis

Churrasquim Florianópolis

De volta ao hotel, tivemos uma bela noite de sono. O Majestic tem quartos espaçosos, com uma cama de-li-ci-o-sa e aquela vista que já comentamos, de cair o queixo. O café da manhã, no dia seguinte, também foi excelente. Aproveitamos a variedade da carbolândia e saímos para mais um passeio. Para curtir o domingo, fomos até a praia de Sambaqui, no noroeste da ilha.

Hotel Majestic Florianópolis

Hotel Majestic Florianópolis

LEMBRANÇAS AÇORIANAS NAS RUAS DE SAMBAQUI
Belas paisagens, boa gastronomia e uma vibe pra lá de relax, é o que você pode esperar quando visitar a praia de Sambaqui. Sempre que vamos, escolhemos uma das mesinhas do bar/restaurante à beira da praia, onde ficamos petiscando e tomando uma gelada sem se preocupar com o tempo.

Praia de Sambaqui Florianópolis

O cultivo de ostras e mariscos, assim como em Ribeirão, é a grande atração do local. A pesca artesanal abastece inúmeros restaurantes com produtos frescos e de ótima qualidade. Se você é apaixonado por frutos do mar, esse pedacinho de Floripa vai te conquistar.

Praia de Sambaqui Florianópolis

Praia de Sambaqui Florianópolis

Praia de Sambaqui Florianópolis

Pezinho Augusto

A colonização açoriana também está muito presente na arquitetura, nas lojinhas de artesanato espalhadas pela pracinha central e nos costumes dos moradores, que seguem com a tranquilidade das pequenas vilas do século XIX.

Sempre que queremos um tempinho para relaxar e curtir a natureza, as praias de Ribeirão e Sambaqui são nossos pontos preferidos em Florianópolis. As duas tem características bem parecidas e nos permitem aproveitar cada minuto sem a correria do dia a dia ou as festas badaladas das praias mais agitadas.

Conta pra gente, qual a sua praia favorita em Floripa?

 

Parceria com Majestic Palace Hotel.
Faça sua reserva clicando aqui.

Share: